segunda-feira, 8 de julho de 2013

* Pedregulhos da minha construção...

Há poucos minutos, enquanto escrevia sobre Hermilo Borba Filho e relatei como entrei em contato com a obra do dramaturgo romancista palmarense, lembrei de um frase de Rubem Rocha Filho (dramaturgo, ator e Diretor de Teatro, muito amigo que já se foi para o mundo dos anjos). Um dia Rubem me disse: "-Você faz um trabalho de Sísifo em Palmares!"...
Rubem tinha um tipo de veneração com minha pessoa. Um grande respeito. Ele não me atacou com aquela frase, apenas quis dizer sobre as reconstruções e repetições...
Ele não quis falar em "Síndrome de Sísifo". Explico:


Sísifo era o cara mais malandrão da Grécia Antiga. Desenrolado, astuto e sagaz, essa figura da mitologia grega fez as mais doidas peripécias para realizar seus objetivos, causando a ira de vários deuses. Conta-se, por exemplo, que depois de deixar Zeus emputecido, enviaram Tânatos (o deus da morte) para levar Sísifo ao "mundo inferior".
Maloqueiro que só ele, Sísifo rasgou elogios à beleza de Tânatos e lhe ofereceu um colar. Ele agradeceu e deixou o cara colocar o colar em seu pescoço. Mas o colar na verdade era uma coleira, e foi com isso que Sísifo conseguiu aprisionar a morte, escapando do castigo divino. Durante algum tempo ninguém mais morreu na Grécia, já que a danada da morte estava presa…
Foi aí que outros deuses, como Hades (deus dos mortos) e Ares (deus da guerra) ficaram enfurecidos com Sísifo. Suas funções dependiam da morte, que foi aprisionada pelo danado.
Trapaceando todos os deuses, chegou a ir para os infernos mas conseguiu trapacear Hades, alegando que sua esposa não o havia entrerrado. Hades permitiu que ele voltasse para se vingar, mas era tudo combinado com sua esposa, e os dois fugiram juntos depois de sua volta. Sísifo conseguiu vivier uma longa vida até finalmente morrer de velhice. Foram muitas mutretas hilariantes ao longo de sua vida. Mas um dia chegou a hora de partir, já que ele era um simples mortal.
Como castigo, Zeus lhe ordenou passar o resto da eternidade executando a tarefa infinita de carregar uma pedra até o alto de uma montanha, e chegando lá a pedra, pesada, despencava para baixo e Sísifo mais uma vez descia para carregá-la novamente, e novamente, e novamente, e novamente…
A partir dessa mitologia de Sísifo, surgiu um conceito psicológico de "Síndrome de Sísifo". Ou seja, quando uma pessoa se coloca a realizar tarefas repetitivas a partir dos mesmos hábitos, dos mesmos procedimentos, atingindo um estado profundo de comportamento compulsivo. A síndrome atinge seus níveis mais graves quando esse indivíduo passa a defender com unhas e dentes a lógica de seu raciocínio repetitivo e limitado, argumentando que com seu modo de agir irá conseguir obter resultados inovadores, criativos e diferentes.
É o que podemos chamar de "travação mental".

Eu me identifico com Sísifo no ponto de "incomodar" os deuses. Eu incomodo o poder dominante com meus ímpetos e ações culturais engajadas... 
Voltando a falar sobre Hermilo Borba Filho (veja a matéria que escrevi no blog da Colméia das Letras)... Esse escritor teve as razões dele ao sair de Palmares - PE. Ele foi fazer a vida dele na Capital Pernambucana e noutras paragens. Eu fiquei aqui como um autêntico Sísifo, como qualquer ativista que teima onde há muitos complôs sabotadores das boas intenções...
Pedregulhos da minha construção
A pedra encontrada na estrada.
A pedra jogada para ferir.
A pedra impingida.
A pedra refletida
Voltará para quem a enviou
Mesmo se eu não devolver.
Alguém um dia assim o fará.
É a Lei Universal da atração.
Retornarei com uma rosa.
A pedra que me fere
Se eu não aceitar
Se eu não sentir
Alheio às dores
Não fará o efeito ansiado pelo algoz.
Esse alheamento encontro no meu deserto interior onde escuto a voz do Pai Celestial e me fortaleço, anestesio e curo as dores.
Quem me chama de louco
É quem joga a pedra.
Se loucos jogam pedras
Eu as acolho e guardo para meus alicerces de vida.
Se me entrego à sina de Sisifo
O rochedo que carrego me fortalece
A cada ascenção e queda nova caminhada mais rápida porque estou mais forte.

Jaorish Gomes Teles da Silva

Palmares, 8 de Julho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário