sábado, 20 de julho de 2013

* 20 de Julho é o Dia do Amigo!

Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No BrasilUruguai e Argentina, a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.
Durante o século XXI, foram criadas várias iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade em distintas partes do Mundo. Nos Estados Unidos e em partes da Ásia divulgou-se o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos, e celebrações similares se formaram em distintos países da América do Sul e Europa em diferentes datas.
A iniciativa para o estabelecimento de um Dia do Amigo reconhecido internacionalmente teve como antecedente histórico a Cruzada Mundial da Amizade, que foi uma campanha em favor da valorização e realce da amizade entre os seres humanos, de forma a fomentar a cultura da paz. Foi idealizada pelo médico Ramón Artemio Bracho em Puerto Pinasco, Paraguai em 1958. A partir desta ideia, se fixou o 30 de julho como Dia da Amizade.
Na Argentina, a data foi criada pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis"
No Brasil, apesar de não ser instituída por lei, o dia do amigo é também comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data de 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios.



Na convivência social o vocábulo AMIGO é utilizado de forma exigente ou banalizada. Revoltas são grandes quando a hipocrisia, a falsidade dos seres humanos levam a deturpar essa palavra. Ser AMIGO é nobreza de carater. 
Aristóteles afirmou: "Ter muitos amigos é não ter nenhum". Em outro momento da vida dele, disse: "O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos".
Cada momento se marca com pensamentos diante das atitudes e convivências sociais. Viver em sociedade envolve alegrias de afabilidades ou tristezas das decepções.
Há quem se diga "amigo" somente por interesses de benefícios ou para usar convivências com alguém para obter vantagens sociais. 
Quem é interesseiro e oportunista, somente fica ao nosso lado quando estamos bem de vida ou quando podemos facilitar alguns interesses. Quando não podemos mais atender às ansiedades dessas pessoas, elas se afastam.
Os verdadeiros amigos encontramos nos momentos mais difíceis.
Confúcio afirmou: "Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade."
Numa visão hilária, o poeta Mário Quitana escreveu: "Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos."
O mesmo poeta afirma sobre como devemos ter cuidados sobre o que devemos conversar com os "amigos": 
"DA DISCRIÇÃO
Não te abras com teu amigo
Que ele um outro amigo tem.
E o amigo do teu amigo
Possui amigos também..."

Confúcio é mais contundente: "O silêncio é um amigo que nunca trai."
Amizade, acima de tudo, envolve SOLIDARIEDADE. O verdadeiro amigo é solidário em todos os momentos difíceis e com quem podemos compartilhar nossas alegrias. Platão afirmou: "A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."Amigos são difíceis de encontrar. Benjamin Franklin afirmou: "Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão...Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum." Devemos buscar amizades em todos os lugares, e Francis Bacon afirmou categoricamente: "Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto."
Ninguém está solitário no mundo porque todos temos o maior amigo internamente, encontrado no deserto da meditação. O filósofo Sêneca disse: "Não te interesses sobre a quantidade, mas sim sobre a qualidade dos vossos amigos. Perguntas-me qual foi o meu progresso? Comecei a ser amigo de mim mesmo."

A mais bela definição de amizade que li:
"Amizade é a atração do espírito universal que une almas elo do divino amor, manifestando a si mesmo em dois ou mais indivíduos. Se você abre a porta para o poder do magnetismo da amizade, a alma ou almas de  boas vibrações será atraída para você. Amizade é uma manifestação do amor de Deus para você, expressada através dos seus amigos, que constituem a mais rica posse que os seres humanos podem ter."  (Paramahansa Yogananda)

Feliz Dia dos Amigos neste 20 de julho!
Feliz estou ao ter muitos amigos. Principalmente aqui no Facebook há milhares que se identificam como meus amigos.
Amizade é um bem superior que se perpetua além vida terrena.
Amizade é energia fraternal divina.
Conservar amizade requer tolerância e compreensão para com os defeitos. O bom amigo conserva convivência acima das mágoas que são purificadas no diálogo afável. 
Conservar um amigo é exercício de espiritualidade e de cidadania.
Somos mais fortes quando estamos unidos. E a amizade é o vínculo sagrado em toda a construção social.
Não tenho tempo de contar se tenho inimigos. Se tenho desconheço. E se alguém se diz meu inimigo perde tempo porque existe o que reconhecemos. Não reconheço nenhum inimigo.
Se me reservam invejas, inimizades, fuchicos, não dou retorno. Afinal, cada pessoa dá o que tem e eu tenho Amor, Luz e Paz!

Beijos e abraços para todos os amigos e amigas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário