domingo, 7 de julho de 2013

* A falta de Ética e a maldade seriam enfermidades mentais?


A vida social envolve uma série de acordos de convivência. Isso é Ética. Se alguém sai das regras dos acordos de convivências se transformam em falhas éticas.
A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός, e significa aquilo que pertence ao ἦθος, ao caráter. Portanto, Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano.
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

O maior valor moral de um ser humano é a sua palavra. Por este motivo se diz que "quem promete deve". E a dívida é alta porque a palavra não cumprida pode gerar até mesmo doenças psicológicas. 
A revolta, a decepção podem ocasionar estados depressivos e somatizações danificadoras do equilíbrio imunológico no ser humano.
Pessoas muito sensíveis adoecem diante das decepções, por exemplo com um parceiro ou parceira de relacionamentos e com falhas de políticos sobre os quais direcionou credibilidades e esperanças. Embora saibamos que não devemos esperar nada de ninguém e evitar culpar outras pessoas sobre nossas infelicidades (felicidade vem da autorealização que depende da nossa dedicação à busca da inerente Luz Interior).
Por outro lado, o bem viver material é um entrelaçado de relacionamentos, auxílio mútuo (solidariedade), possibilidades de desenvolvimento profissional, afetivo e concomitentemente bem estar financeiro.
Há no mundo pessoas a usufruir dessas fragilidades humanas, explorando a credibilidade e os sentimentos. Através da lábia, convencendo multidões sobre fantasiosas promessas. Ou simplesmente criando expectativas em relacionamentos passionais. E ao mesmo tempo há muita gente enfermas depressivas por esses motivos (estamos vivendo numa sociedade taxada de "enferma"). 
As decadências dos valores morais e a falência de uma civilização faz do mundo um grande Hospital em penúrias...
Onde falta sinceridade e se persevera em ações malévolas e farsantes, falta a Ética. 
Uma grande falta de ética usar sentimentalmente as pessoas. E isso ocorre repetidamente nas convivências sociais e pessoais. Parece até que o mundo sofre de uma epidemia (seria a maldade, a vilaneidade um doença até mesmo impregnada no DNA de muita gente? Seria um vírus? Seria uma epidemia psicopatogênca?)...
Falam-se que desajustes sociais, transtornos ou distúrbios devem ser tratados como patologias. 
Para os seres bons, sensíveis e evoluídos espiritualmente, se torna inconcebível enganar alguém com falsas promessas, por exemplo. E há uma linha de pensamento defendendo a maldade e a desonestidade como assuntos patogênicos.
Há fundamentos nisso, visto que os Livros Sagrados dizem que "o Homem foi criado à Imagem e Semelhança de Deus". Então, sendo Deus todo Amor, Bondade, se alguém é cruel está sob ação de agentes patogênicos a danificar o cérebro e até mesmo Perispírito (envoltório sutil e perene da alma, que possibilita sua interação com os meios espiritual e físico), numa continuidade de erros nas rodas das vidas (Karma).
Analise ações e palavras. Primeiro ponto de cumprimento ético é com a palavra empenhada. Falta de ética inicia com a falta de cumprimento da palavra. Assim também inicia a corrupção. 
Os políticos, por exemplo, iniciam corrupção falhando com o que prometeram  nos palanques. Principalmente aqueles que muito criticaram a quem se dizia opositor, falando contra fichas sujas, empreguismos... Ao chegar no poder fazem pior que os criticados. 
Na política, quando uma equipe se dedica mais a criticar quem estava antes no poder ou a armar tramóias contra outras pessoas é porque está querendo desviar a atenção do povo sobre os erros administrativos e os golpes em andamento.
O mundo está tão conturbado que ficamos desconfiados quando alguém se mostra muito "moralista" ou muito apregoa preceitos éticos. Minha mãe diz que aqueles que muito falam em moral, desconfie porque podem está escondendo seus próprios descaminhos éticos... Semelhantes aos políticos quando investem nas críticas aos "inimigos" para desviar as atenções do povo sobre o que eles mesmos erram.
Com os amigos devemos ser leais e sinceros. A falsidade é corrupção também. 
Palavra é força e deve ser bem direcionada e bem usada... O não cumprimento do que se diz é uma traição a si mesmo.
Outra falta de ética é a falsa solidariedade e a falsa caridade (quando se faz um bem a alguém pensando ter algo em troca). A falsa abnegação também (há quem se dedique a uma causa mas sorrateiramente obtém benefícios e se locupleta).
O que existe mesmo é muita gente interesseira, esperando o momento de dar um bote social e se aproveitar de amizades e da boa vontade dos puros de coração!


Jaorish Gomes Teles da Silva

Palmares, 07 de Julho de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário