domingo, 18 de agosto de 2013

* Sejamos como o Lótus.

No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.
No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e alma. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.
É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam.
Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.
Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.
A flor de lótus representa um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó.
É uma flor muito usada em tatuagens com diferentes significados associados a cada cor da flor. No Japão esta flor é muitas vezes tatuada em conjunto com o peixe koi, significando individualidade e força.
Na Yoga, a posição de Lótus (Padmásana) é a postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos.
A Flor de Lotus presente em várias Civilizações como Símbolo de Pureza! Vejam os relatos:* Flor de Lótus no budismo
Na História do Budismo relata-se que quando o Príncipe Siddhartha, que mais tarde se tornaria Buda, deu os seus primeiros sete passos na terra, sete flores de lótus brotaram. Assim, cada passo dele representa um degrau no crescimento espiritual.
Os Budas em meditação são representados sentados sobre flores de lótus, e a expansão da visão espiritual na meditação (dhyana) está simbolizada pela abertura das pétalas das flores de lótus, que podem estar totalmente fechadas, semiabertas ou completamente abertas, dependendo do estágio da expansão espiritual.
* Lótus no Egito:
No Egito Antigo, vemos esta flor simbolizando elevação espiritual, onde é retratada no interior das pirâmides e nos antigos palácios do Egito. O deus do sol Horus, nasceu de uma flor de Lótus.
Deus Lakshimi, da Flor de Lotus

* No Hinduísmo:
Um dia, reuniram-se para uma conversa, à beira de um lago tranquilo cercado por belas árvores e coloridas flores, quatro lendários irmãos. Eram eles o Fogo, a Terra, a Água e o Ar.
Como eram raras as oportunidades de estarem todos juntos, comentavam como haviam se tornado presos a seus ofícios, com pouco tempo livre para encontros familiares. Mas a Água lembrou aos irmãos que estavam cumprindo a lei divina, e este era um trabalho que deveria lhes trazer o maior dos prazeres.
Assim, aproveitaram o momento para confraternizar e contar, uns aos outros, o que haviam construído – e destruído – durante o tempo em que não se viam. Estavam todos muito contentes por servirem à criação e poderem dar sua contribuição à vida, trabalhando em belas e úteis formas.
Então se lembraram de como o homem estava sendo ingrato. Construído ele próprio pelo esforço destes irmãos, não dava o devido valor à vida. Os irmãos chegaram a pensar em castigar o homem severamente, deixando de ajudá-lo. Mas, por fim, preferiram pensar em coisas boas e alegres.
Antes de se despedir, decidiram deixar uma recordação ao planeta deste encontro. Queriam criar algo que trouxesse em sua essência a contribuição de cada um dos elementos, combinados com harmonia e beleza. Sentados à beira do lago, vendo suas próprias imagens refletidas, cada um deu sua sugestão e muitas ideias foram trocadas. Até que um deles sugeriu que usassem o próprio lago como origem.
Que tal um ser vivo que surgisse da água e se crescesse em direção ao céu? Uma vegetal, talvez? Decidiram-se, então, por uma planta que tivesse suas raízes rente à terra, crescesse pela água e chegasse à plenitude do ar. Ofereceram, cada um, o seu próprio dom. A Terra disse: “darei o melhor de mim para alimentar suas raízes”.
A Água foi a próxima: “Fornecerei a linfa que corre em meus seios, para trazer-lhe força para o crescimento de sua haste”. “E eu lhe cercarei com minhas melhores brisas, dando-lhe minha energia e atraindo sua flor”, disse o Ar. Então o Fogo, para finalizar o projeto, escolheu o que de melhor tinha a oferecer: “ofereço o meu calor, através do sol, trazendo-lhe a beleza das cores e o impulso do desabrochar”.
Juntos, puseram-se a trabalhar, detalhe a detalhe, na sua criação conjunta. Quando finalizaram sua obra, puderam se despedir em alegria, deixando sobre o lago a beleza da flor que se abria para o sol nascente. Assim, em vez de punir o ser humano, os quatro irmãos deixaram-lhe uma lembrança da pureza da criação e da perfeição que o homem pode um dia alcançar.
Assim que os quatro elementos se separaram, a Lótus reinou no lago com sua beleza imaculada.

Nas palavras do Mestre Yogue Paramahansa Yogananda, "a flor-de-lótus é um antigo símbolo divino na Índia; suas pétalas, ao se abrirem, sugerem a expansão da alma; o crescimento de sua beleza pura, que emerge da lama onde tem a raiz, trazendo uma benéfica promessa espiritual".

Seja como a flor de lotus: viva neste mundo alicerçado na vida mundana mas com a mente focada na elevação espiritual, acima de tudo que atrasa o desenvolvimento da sua auto-realização.
Flor de Lótus - Significado das Cores
Lótus Azul: remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos, significa sabedoria e conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada.
Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente, estado de pureza total e natureza imaculada. Normalmente é representada com 8 pétalas.
Lótus Vermelha: revela a candura e natureza original do coração. Esta flor corresponde às qualidades do coração, como o amor, paixão e compaixão. É também conhecida como a flor do Buda da Compaixão, Avalokitesvara.
Lótus Rosa: apesar de muitas vezes ser confundida com a flor de lótus branca, a lótus rosa é a mais importante e especial de todas as lótus, estando relacionada com personagens divinas, como é o caso do Grande Buda.
A flor de Lótus fechada ou em botão é um simbolismo das infinitas possibilidades do Homem, enquanto que a flor de lótus aberta representa a criação do Universo.


Analise isto pessoa amiga:
Quando você se sentir chateada com alguma coisa e ter vontade de dizer, "mas isso é uma merda!" Aproveite o momento. Lembre que merda á adubo que faz crescer os vegetais para nos alimentar! 
A merda é parte energética para as os vegetais florir e embelezar o mundo!
Então cuide de cada momento chato como quem cuida de uma plantinha delicada. "As merdas" dos acontecimentos chatos são adubos para nosso desenvolvimento!
Construa seu progresso tomando como base os tropeços da vida e as coisas chatas para futuramente evitar acontecer. Assim nos fortalecemos em vivências!
O lótus têm raízes profundas, lá no fundo do lago repleto de lodo e lama. Ele se alimenta da lama e se mostra belo acima das águas quer sejam límpidas ou turvas! 

Por isso ele é o símbolo da pureza. No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.
Como afirmou o compositor pernambucano Chico Science, "da lama ao caos, do caos à lama!"... Assim a sociedade centrada no capitalismo antropofágico... Precisamos navegar noutras ondas e reconstruir nosso mundo!
Que a nossa vida floresça acima de todas as águas turbulentas. Para isso precisamos manter conexão com a Divindade! Medite! Ore! Os Anjos ou Devas ouvirão e atenderão aos corações puros!
Na gíria teatral, MERDA é SUCESSO (quando na época das carruagens, as ruas cheias de merda de cavalos mostravam que muita gente saiu de casa para ir assistir teatro, ópera, concerto, então era sinal de sucesso)...
Desejo auspicioso Domingo! Alegre início de Semana!
Muita merda para todos!
Luz e Paz!





Nenhum comentário:

Postar um comentário