terça-feira, 13 de agosto de 2013

* Disciplinemos nossa mente diante das antíteses da vida...

Tudo na vida é acompanhado de antíteses! Resta sabermos absorver o melhor de cada momento e de cada ação que nos impingem na sociedade.
Fatos e atitudes das pessoas a nos rodear podem ser sentidos como infelicidades. Mas isso se não procuramos sempre a Luz Interior onde nos sentimos em paz e felizes.
Eu sempre afirmo: existe aquilo sobre o qual aceitamos ou nos submetemos. 
A rebeldia, a desobediência devem ser empregadas sobre aquilo a nos atormentar, não aceitando e desprezando a opressão.
Afirmemos em nossa vida tudo de bom e pelo bem presente.
Mergulhemos nos bons pensamentos e atitudes agradáveis. 
Minha mãe sempre disse que a pior coisa que podemos dar é o desprezo. Se somos nos sentimos desprezados e escanteados de algum processo, então desprezemos esse sentimento angustiante substituindo por pensamentos otimistas e edificadores. E desprezemos quem ou aquilo que nos oprime. 
Ora, em primeiro lugar o amor próprio. Não devemos bajular quem nos oprime. Não confudamos amor com masoquismo.
Painho dizia que eu tenho um grande defeito: dar chances demais às pessoas errôneas e O Mestre Nazareno deixou a mensagem: "Quando uma árvore não der bons frutos, corte-a pela raíz e jogue-a na fogueira"... E disse ainda: "Quando um membro do teu corpo te escandalizar, corta-o..."

Em nossa mente está a construção da nossa vida. Tudo antes tem que ser mentalizado para depois ser concretizado em ações. Pensar é dinamizar esforços. Então não ocupemos a mente com lamurias e demais inquietações.
Painho (www.tellesjunior.xpg.com.br) dizia que não devemos ficar repetindo comentários sobre quem nos ofendeu ou se diz nosso inimigo. Ao comentar muito sobre os erros de alguém, apenas fortalecemos mais o lado negativo das pessoas. 
A palavra é energia. Enviamos energias quando afirmamos algo sobre as pessoas. 
Ocupar o tempo repetindo em comentários com quem nos rodeia sobre assuntos negativos apenas atraímos energias negativas ("Tua palavra é teu próprio fardo"). 
Comentar é reviver ao reativar emoções. Sejamos disciplinados em prol da atração da alegria, bem estar e harmonia. Não é saudável conviver com quem somente lamenta e reclama.
Analisemos nossos pensamentos. Se estamos irritados e irritantes, então procuremos um especialista... Procuremos métodos de disciplinar nossas mentes...
Se falamos, então exaltemos as coisas boas e deixemos tudo de ruim somente para a consciência de quem agiu maléficamente. Se não temos algo de bom para comentar, então substituamos pensamentos e procuremos assuntos edificantes da nossa paz interior.
Um exercício que mantenho é procurar coisas boas em quem me ataca. Todos têm algo de bom.
O Mestre Paramahansa Yogananda recomenda que ao sofrermos algo de alguém, sentemos e após acalmar a mente e o coração com exercícios respiratórios, afirmemos: "Pai, eles não sabem o que fazem... Iluminai àqueles que me oprimem e me desejam o mal... Somente Tu me conheces e sabes todo o bem e amor dentro do meu ser... Eu sou o Príncipe da Paz e estou sentado no Trono da Paz da Tua Onipresença...OM! Paz! Shanti! Shanti! Hare Bol..."
O Amor Incondicional abrange o bem querer a todos os seres. Compreensão e tolerância são as bases para Amar. Amemos.
A Luz e a Paz Divinas são inerentes à todos os seres! 


"Mude seus pensamentos, se desejar mudar as circunstâncias de sua vida. Uma vez que é o único responsável por seus pensamentos, somente você poderá mudá-los. Você vai querer fazê-lo quando compreender que cada pensamento cria as coisas de acordo com a sua própria natureza. Lembre-se de que essa lei atua sempre, e que o que você exibe está sempre de acordo com a espécie de pensamentos que tem habitualmente. Portanto, comece agora a ter apenas pensamentos que lhe trarão saúde e felicidade."
Do livro "Onde Existe Luz" de Paramahansa Yogananda 







Nenhum comentário:

Postar um comentário