quinta-feira, 15 de agosto de 2013

* Fui conquistado para culto da pernambucanidade através da Música, História e Literatura rica do Estado!


Há poucos minutos, ouvindo músicas interpretadas pelo Grupo Musical Quinteto Violado naWebradiocolmeia Grucalp lembrei minha infância. Foi o Quinteto Violado que me levou a conhecer melhor e gostar das músicas regionais pernambucanas. O tratamento dos arranjos na músicas, o refinamento da interpretação me fizeram fã desse grupo e fiz coleção dos discos em vinil que ainda hoje tenho no meu acervo.
Quando criança eu somente gostava de música erudita. 
Não era porque me ensinaram. Eu nasci daquele jeito mesmo. Era muito sério e chato. Ria pouco. E chorava muito quando Painho ouvia músicas "muito populares". 
Não era porque Painho (www.tellesjunior.vai.la) ou Mama (www.bethtelles.vai.la) ensinaram. Na minha casa sempre diversidade musical, dia todo ouvindo MPB, jazz, clássica, regional, etc... Mas eu tinha minhas preferências.
Mama conta que quando eu tinha 2 anos de idade, à tarde ao tomar banho pedia para vestir roupas "para sair" e sentava na sala pedindo para ouvir Sinfonias, concertos. Total respeito à Música dos Grandes Mestres! Uma das minhas preferências eram músicas de Kettelbey (eu pedia para ouvir música do Astral), Tchaikovsky, Chopin...
Aos 5 anos de idade eu sabia ler e bem, visto que filho de Diretor de Teatro tinha oportunidade de treinar sempre leituras interpretadas, algo que Painho era muito exigente. E eu adorava ler sobre as vidas dos Mestres da Música, em coleções de álbuns luxuosos de Óperas, Concertos e Sinfonias de Painho.
E eu me tornei muito exigente para o que ouvia. E nessa exigência quem teve espaço para audição regional foi o Quinteto Violado.
A obra de Villa Lobos me levou a ir em busca das origens populares. E li sobre como outros Mestres da Música beberam no popular, como há frases musicais de canções populares nas Sinfonias e Concertos.
Guerra Peixe outra importante influenciador no meu gosto musical. A Orquestra Armorial e Quinteto Armorial eram minha predileção. Cussy de Almeida fornecendo rica obra divulgadora das preciosidades nordestinas, como tratamento erudito.
Surgiu então a vontade de pesquisar. Li várias obras sobre nossa Cultura pernambucana, lá nos acervos da Biblioteca Fenelon Barreto, no Prédio do Clube Literário dos Palmares, quando era dirigida pela Profª Jessiva Sabino de Oliveira (importante orientadora de leituras sobre nosso Folclore) que me apresentou às obras de ensaios e pesquisas sobre Cultura Regional de Hermilo Borba Filho e Ascenso Ferreira. 
Quando adolescente eu gostava de gravar os programas do Projeto Minerva, abordando pesquisas musicais. E usava em Reuniões do GRUCALP (atualmente Pontodecultura Grucalp), quando junto com vários jovens estudava nossa Cultura Brasileira em equipe ansiosa e abnegada, fazendo teatro, reportagens para o GRUCALP JORNAL...
Quando ouvi o Grupo Musical Banda de Pau e Corda foi outra fonte rica de prazer auditivo (enquanto escrevo este relato, a WebRadio Colmeia GRUCALP tocando música desse grupo pernambucano). Essa turma é excelente!
Ao entrar em contato com a obra de Alceu Valença Valença fiquei encantado. Ele foi outro que me conquistou na apreciação da rica musicalidade pernambucana!
Hoje tenho uma exigência pessoal e prefiro artistas com obras de engajamento cultural regional... Entre essas preferências estão Mestre Ambrósio, Chico Science e Nação Zumbí, Cordel do Fogo Encantado, Lenine...
E no Recife, procurei comunidades para pesquisar, como o Centro de Educação de Cultura Daruê Malungo e outras Organizações do Pina, Olinda...
Eu caracterizado Caboclo de Lança do Maracatú Rural, no Centro de Convenções de Pernambuco (2004)
Jaorish - Centro de convenções de Pernambuco (2004)
Pernambuco é fonte rica de Arte!
Sim, eu fui conquistado e educado, atraído pela Arte e não pela influência do ensinamento de alguém que programou minha mente para isso!
Uma alegria relembrar tudo isso...
E eu fui conquistado para essa luta para a divulgação da pernambucanidade. Ao idealizar a WebRadio Colmeia GRUCALP deixei claro que seria para principalmente divulgar as riquezas musicais pernambucanas e ser um meio de comunicação coletivo de solidariedade comunitária!
E sou declarado fã de Zé Linaldo ZelinaldoZé Ripe RodriguesSérgio BotelhoMarquinhos Cabral, Mazinho, Antonio José Ferreira. Artistas palmarenses muito queridos e talentosos. Gostaria de poder ver eles brilhando pelos palcos do mundo. Principalmente Zé Linaldo e Sérgio Botelho (Sérgio Boi), sempre engajados em nossas raízes quilombolas (e Sérgio nas raízes cangaceiras, com seu Movimento Musical de Cangaço Pós Moderno que muito admiro) Minha mãe elogia muito a qualidade do trabalho de Sérgio Botelho e anseia ver CDs dele divulgados pelo mundo afora (ela, muito exigente com a música, visto que na juventude era Soprano Lírico com repertório erudito exemplar) e gosta muito de ouvir as interpretações de Marquinhos Cabral, o qual elogia muito pelo uso vocal do cantor, o respeito às técnicas...
Como é bom nascer numa família de artistas!
Este um relato que deixo aqui nesta semana que o GRUCALP completa 51 anos de surgimento! E Zé Ripe, Zé Linaldo, Sérgio Botelho e Marquinhos Cabral receberam Certificados de Sócios Honorários da entidade cultural em 2009. Antonio José Ferreira participou do GRUCALP nos anos 1979 à 1982, época que participava dos estudos folclóricos que citei. Zé Linaldo também participou de espetáculos, junto comigo e com Gil Sales... Época boa que frutificou talentosos artistas!
Este mês eu também comemoro 40 anos da composição do meu primeiro poema... Eu tinha 8 anos de idade quando o compus e tive surpresa quando a exigente opinião de Painho disse: "gostei da sua poesia... você é um poeta!"...
Minha vida continua na Arte, pela Arte e com a Arte. E ouvindo música todo o dia enquanto trabalho. E continuo "Patrulheiro da Cultura", como algumas vezes Zé Linaldo me chamou...
Não tenho vontade de sair deste nosso Estado Leão do Norte. Tenho amor por esta terra que a cada dia nos desafio em prol da preservação de toda sua riqueza cultural!


Jaorish


Eu no Carnaval de Olinda (2004)


Nenhum comentário:

Postar um comentário