terça-feira, 13 de agosto de 2013

* O que não é meu não recebo

Hoje recebi esta mensagem no facebook. Quem enviou, escolheu a Figurinha no perfil intitulado "Fria, Calculista e objetiva | Ser Feliz E Fácil Basta Você Querer"
Ser frio e calculista não se coaduna comigo. Sou poeta e extremamente emotivo.É isso! Ao ler a figura, lembrei: Já ouvi muitas coisas semelhantes em telefonemas desses últimos 3 anos. E demonstrei amor e total atenção e carinho quando recebi grosserias e rejeições... 
Mas é bom agir com sinceridade! 
Interessante receber esta mensagem de quem na realidade agiu com respostas de desprezos...
Resta orar para iluminar quem reclame presença quando muito rejeitou, acusa falta de procura quando foi quem desprezou; Cobra atenção e carinhos quando foi quem abandonou em momentos difíceis e febris... 
Subterfúgios não têm cabimentos para quem verdadeiramente ama! 
Quem ama não precisa de intermediários para se reaproximar!... 
Sobre a dor: Lord Sidharta Gautama, o Primeiro Buda, afirmou: "O sofrimento purifica a alma"... 
Na Índia no século VI a.C., fundado pelo príncipe Sidartha Gautama (Pali Gautama) que abandona seu palácio ao descobrir o sofrimento físico e espiritual de seu povo, abdica toda a riqueza e glória de seu reino para partir em busca de uma solução para os problemas do homem, torna-se um bramanista e revoluciona todo o conceito desta religião criando o que mais tarde se chamaria de Budismo, o termo vem de Buda, que quer dizer "Iluminado".
        Seus discípulos escreveram seus ensinos em uma obra conhecida por Tripitaca (Os três Cestos). Cada Cesto forma um grupo de verdades direcionadas para determinados fins. A segunda Cesta em especial é chamada de Dhammapada (Senda da Virtude), nela estão contidos os sermões e provérbios do Buda.
        Sua doutrina consiste no ensinamento da superação do sofrimento e a conquista do Nirvana (um estado de consciência de plenitude divina) por meio de disciplina mental (meditação) e de uma forma correta de vida.
        Essa doutrina pregada por Buda (o Iluminado) se fixa em muitos pontos na reencarnação e no dogma do "carma" — a lei de causa e efeito— e está resumida no que ele denominou de "Quatro Verdades e Oito Caminhos para a Libertação".
As Quatro Verdades são:  
  1. a dor é universal;
  2. desejo (cobiça ou egoísmo) é a causa da dor;
  3. a dor cessa quando se sufoca (a segunda verdade) o fogo do desejo;
  4. o Caminho do Meio (um meio termo entre o acetismo, a vida comum e a piedade para com todos os seres que sofrem) é a senda libertadora que extingue todo sofrimento.    Já o Caminho do Meio divide-se em oito partes ou oito nobres caminhos
  •   conhecimento perfeito;
  •   a intenção perfeita;
  •   a palavra perfeita;
  •   a maneira de agir perfeita; 
  •   a maneira de viver perfeita;
  •   a perfeita aspiração à salvação;
  •   a memória perfeita; 
  •   a concentração perfeita. 
Meus Amados Mestres Sri Yukteswar
e Paramahansa Yogananda, da
Hierarquia de Sel-Realization Fellowship
Por sua vez, Sri Yuteswar, Guru de Paramahansa Yogananda ensinou que as pessoas evoluídas espiritualmente nada esperam das outras pessoas... 
Infelizmente eu preciso evoluir muito porque a dor dilacera meu coração e ainda espero muito o melhor das pessoas às quais dou meu amor, querendo delas reciprocidades. 
Fácil se desvencilhar, culpando outras pessoas, sem reconhecer próprios erros. 
Fácil usar qualquer pretexto quando se quer abandonar; qualquer coisa é base para dizer ser motivo (uma continuidade de ações semelhantes)... 
E quando percebemos, os meses e os anos passaram... As chances para mudar sempre presentes, mas as mudanças são escolhas e questões de consciência. 
Quem promete deve e não sou eu que cobrarei porque quem ama tem o perdão constante... 
Paramahansa Yogananda fala sobre a doença da extrema sensibilidade que é falta de meditação (sensibilidade às coisas mundanas, pois o ser evoluído deve ser sensível às coisas da espiritualidade e o que não é do caminho espiritual não o atingir; isso é ser transcendental). Quem se fere com uma simples palavra não está bem. Mais ainda, quem deixa de amar e abandona quem ama por motivos de frases e atos tresloucados, precisa de ajuda.
Eu nunca abandonei alguém por motivos de uma palavra ou frase e mais ainda por ações malévolas, porque nesses momentos que as pessoas precisam de ajuda. 
E depois até me analisei que não estaria sendo chato e insistente... Insistente por querer amar... Chato por insistir explicar que estava sendo mal interpretado ou pré julgado.
Com o passar do tempo, compreendi que não adianta insistir explicar quando alguém está decidida e levada por desestruturas nervosas e desequilíbrios por falta de interiorização em meditação. 
Com o passar do tempo, decidi deixar as consequências falar para quem age impetuosamente.
Analisei que quando eu pensava ajudar, estava atrapalhando porque me tornei enfadonho e chato. A ponto de receber em troca as grosserias e desprezos. 
Não é sadio continuar suplicando para dar algo a alguém. Mesmo que esse alguém suplicou ajuda espiritual e libertação. Como quem pediu libertação, ao ver as grades da prisão abertas, diz não querer correr para a liberdade? Não se malha ferro frio! 
O aforismo popular diz que "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura"... Mas a insistência em demasia se torna em implicância. Melhor forma de ajudar é através do exemplo e do envio de energias até mesmo de longe. O poder da prece e dos bons pensamentos constroem melhor que a palavra insistente enfadonha para os ouvidos não preparados. Melhor conversar com a alma das pessoas. 
Na roda da vida, sempre chegamos ao ponto de partida. Por isso é uma roda. Infinitas possibilidades e reencontros. Não serei eu a cobrar, cada pessoa tem sua própria consciência.
E nenhuma acusação indevida e infundada direcionada à minha pessoa construirá minha opinião nem perturbará meu equilíbrio interior. O que não é meu não recebo.
A vida é feita de escolhas... Não culpemos aos outros pelas consequências das nossas escolhas!


"TODO DIA, desde o alvorecer, irradiarei alegria a todos que encontrar. Serei como um sol mental para todos os que cruzem meu caminho. Acenderei velas de sorrisos nos corações tristes. As trevas fugirão diante da luz perene de minha alegria."
(Paramahansa Yogananda, "Self-Realization Magazine") 


Jaorish
13 de Agosto de 2013





Nenhum comentário:

Postar um comentário