domingo, 11 de janeiro de 2009

* DE BARCO EM BARCO NAS PROCELAS TURBULENTAS POLITIQUEIRAS!

Situação interessante atual de quem é opositor de um desgoverno: É melhor aproveitar o tempo e desabafar. Critique enquanto é tempo as pessoas ao lado dos vilões da atual novelha história, antes que elas se tornem opositoras. Se não criticar logo, em breve será falta de ética pois não poderá criticar companheiros das mesmas fileiras das batalhas!

Com certeza, ao aceitarem naufrágio do barco desgovernamentado, várias pessoas atualmente navegando nele, pularão para o barco da oposição que está se estabilizando a cada dia em progressão geométrica. E sendo a política entremeada de negociatas e conchavos (para não dizer "conluios"), serão esquecidos aqueles que estavam roendo as estruturas do barco do desgoverno porque se tornarão "companheiros de lutas"...
Do lado que obteve vitória, durante a campanha política, construíram um grande navio que foi perdendo as peças e os tripulantes abandonados durante a jornada. É um grande exemplo para os construtores de barcos, aquele excesso de confiança nos canhões barulhentos continuados em fogos de artifícios durante fantasiosos marketings inauguradores de fachadas.

Mas é bom lembrar: Quem roe o fundo de um barco, levando-o ao naufrágio, poderá devorar outro barco ou sabotar um grande navio! E é necessária meticulosa assepicia profilática de quem vem do outro barco naufragado (não se sabe quem vem acompanhado de parasitas peçonhentos: piolhos, baratas colocando gostos ruins nos pratos servidos, escorpiões com ferrões prontos a envenenar as amizades, ratos a carcomer as bases da nau acolhedora, etc).
Falam muito em resgates... Muitos náufragos a resgatar nessa sociedade carcomida em seus valores éticos, ferindo a dignidade humana...
Diante da aglutinação de forças, um barco não serve, terá que ter um grande navio para essa viagem ser segura e poder enfrentar as procelas politiqueiras. Porém, cuidado! O Titanic também era grande e diziam ter estabilidade em águas turbulentas! Afundou, danificado por icebergs, excessos de confianças e omissões técnicas... E quantos icebergs existem nessas águas profundas da social hipocrisia!

Navegar agitado
com o enfado
cheiro da maresia
cruel hipocrisia.

Quem quiser chegar a porto seguro
com esse grande navio
não pode colocar em risco a viagem
recrutando para a sua tripulação de comando
náufragos que destruíram o próprio barco.
Nessa viagem não deve existe dois pesos e duas medidas.

Embora construindo encouraçados de forte aço
Há quem aja com sutileza, sem estardalhaço...
Se a justiça e valorização dos leais guerreiros da liça
não ocorrer e desprezar os fiéis escudeiros durante a jornada,
com certeza eles pegarão seus próprios botes salva-vidas
e caminharão para longe de navio acolhedor de vilanias.
Ai! Pobres humanos desumanizados pelas empáfias
e furor de megalomaníacos planos e dramas, perfídias...

Andejam e navegam em pesados encouraçados ferindo Poseidon,
Netuno sopra tormentas em direção aos caminhos mal traçados...
Na realidade, náufragos de si mesmos, terão futuros em ilhas desertas
por ter cultuado fantástico cruzeiro mentiroso em longas esperanças incertas!

Enquanto os politiqueiros constróem seus "Titanics", vamos poetando, registrando os fatos e lembrando os versos do poeta português, "navegar é preciso... Viver não é preciso..."

© Jaorish Gomes Teles da Silva

Publicado em dezembro/2007 no site www.jornalolho.xpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário