quinta-feira, 23 de julho de 2009

* Não gosto de generalizações, principalmente de gênero!




Ontem, conversando com uma amiga, ela comentou, quando falava sobre decepções tidas em relacionamentos: "- Os homens são assim, como você muito bem sabe"!Eu respondi, "não sei, nunca tive relacionamentos com homens"...


Ora, acho um absurda essa generalização. Se teve decepções com um homem, não deve generalizar, condenando todos os homens. Eu tive decepções e não condeno todas as mulheres porque algumas erraram.


E não me sinto bem quando me colocam em lugar comum, junto com os outros homens que erraram e agiram muito diferente do que ajo ou eu sou!Isso é jugar mal. Sem me conhecer direito, sem saber minhas reações mais íntimas e sinceras, dizer isso, me colocando na mesma vala comum de gente grosseira e insensível!


Isso é discriminação de gênero. É um tipo de preconceito muito comum! Há pessoa preconceituosas e não notam. Mas ao conversar com elas, alguns comentários expressão preconceitos sutis ou bem claros!


Eu nunca disse, "as mulheres são assim", generalizando, colocando todas no mesmo nível. Acho que todas precisam de chances. Cada pessoa é um universo próprio a ser explorado e descoberto. Cada pessoa tem ímpar personalidade e caráter.


Nos meus relacionamentos, muito aprendi. Se houve incompatibilidades, eu guardo o que houve de bom. Em todas as experiências há aprendizados e muito acrescentam em nossa vida. Além disso, acho que frases generalizadoras deste tipo, provém de quem não tem educação espiritual.


E eu que não sou machista! Sempre defendi Direitos da Mulheres e respeitei!


Eu sempre respondo em tom de brincadeira ao ouvir esse tipo de frase: "- Os homens são assim? Ainda bem que não sou homem... Sou artista liberto de liames e limites de gênero, navego em dimensões além fronteiras de sexos porque ator não tem sexo!"...


Numa ocasião ouvi um telefonema de uma ex namorada, ela ao celular dizendo para uma amiga: "Ora, homens são assim mesmo! Homens não prestam!". Ouvindo isto, me aproximei dela e disse, "se homens não prestam então porque dizes que me desejas e me amas? Sou um homem!..." Depois me lembrei da minha condição atual de vida de artista e pedi desculpas porque naquele momento de revolta me deixei levar pela instinto de auto preservação masculina (algo que não se condiz para um ser evolúido e mais ainda para um artista poeta, pois a criatividade poética é essencialmente pura e feminina)!


Até os animais não podem ser julgados assim. Cada cãozinho, cada gatinho que convivi acolhendo em minha família, possui personalidade própria, com seus caprichos, sentimentos, gostos e caráter ímpar!



Quem tiver recalques, precisa fazer psicanálise para quebrar barreiras que impedem plenitudes de relacionamentos e harmonias sociais. Somente pode existir relacionamentos entre seres humanos quando as discriminações e preconceitos inexistem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário