sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

* Os direitos do título Terra dos Poetas não deve ser somente por um áureo passado literário

Histórias de abandonos sofridos pela cultura palmarense:
Painho (Telles Júnior www.tellesjunior.vai.la) contava que quando chegou à Palmares o abandono e os desincentivos já existiam (por volta de fins dos anos 1940). Época quando o Clube Literário era apenas  um salão de danças para bailes para a cúpula social abastada palmarense. A biblioteca do Clube Literário que chegou a ter mais de 50 mil exemplares, pouco restava e foi colocada no prédio do Grupo Escolar José Bezerra...
E vários Membros do Clube Literário e da Academia Palmarense de Letras ainda estavam vivos residindo em Palmares: Lelé Correia, Antonio Veloso, Raimundo Alves de Souza, Arthur Griz, Armando Griz, Fenelon Barreto... Mas sem incentivos, esmorecidos a ponto de deixarem as entidades culturais pararem atividades.
Milton Souto, fundador da Academia Palmarense de Letras residia no Recife e lá fundou a Academia Martins Junior de Ciências, Artes e Letras.
Telles Júnior fez amizade com os literatos e eles visitavam a minha residência (Fenelon Barreto, Milton Souto, Arthur Griz, Raimundo Alves de Souza, Lelé Correia, Abel Fraga principalmente). Muitos relatos sobre aquela decadência foram proferidos e solicitados para não divulgar, muita coisa se transformando em segredos.
Dos relatos que ouvi, desde criança curioso e prestando atenção, notei como a decadência era galopante há alguns anos. Cumpri promessas feitas a Milton Souto e guardei segredos...
Painho não tinha pretenção de criar entidade cultural. Ele queria fortalecer e revitalizar o que já existia, era um grande incentivador e se uniu a vários jovens artistas que tomavam como exemplos os passos dos Membros do Clube Literário e da Academia Palmarense de Letras... GRUCALP foi registrado por motivos de perseguições no regime militar.
Sapiente dos problemas relatados pelos literatos, Telles Júnior não se atreveu a tomar posse do Clube Literário e da Academia Palmarense de Letras. E quando os membros saíram da Terra, tudo foi esquecido. E ninguém mais na cidade se dedicou a reativar.
Quando levado por impetuosidades de adolescente eu questionei esse esquecimento e queria provocar reativação dessas famosas entidades culturais, Painho chamou minha atenção e disse para eu não me atrever a isso, visto que os próprios Membros as abandonaram. Mas no meu entender, sempre foi uma questão de honra revitalizar o nome da Terra dos Poetas.
Ao me aproximar de Membros da Academia de Letras de Pernambuco, da Academia de Artes e Letras de Pernambuco e da Academia de Letras e Artes do NOrdeste, tive oportunidades de obter verdadeiras aulas de Literatura e de História, lições contundentes de simplicidade e de humildade. E ganhei amigos. Principalmente porque todos filiados à União Brasileira de Escritores (U.B.E.), - Instituição que me filiei em 1990 quando o Poeta Historiador Frederico Pernambucano de Melo era o Presidente que me solicitou articular instalação do Núcleo da U.B.E. em Palmares. Somente após 5 anos, em 1995, o Núcleo foi instalado no Centro Cultural do GRUCALP, quando uma Comissão de luminares da Literatura Pernambucana veio a Palmares para tal ação cultural. Quem duvidou sobre o que divulgamos e não foi ver perdeu uma grande oportunidade de conhecer e se engajar no Movimento Literário Pernambucano.
Em 2000, quando fundamos o Fórum Permanente de Cultura dos Palmares, um dos objetivos seria reativar a Academia Palmarense de Letras e retomar as ações do Clube Literário, reivindicando que o prédio da Instituição seja entregue aos Literatos (o prédio do Clube Literário foi usurpado pela Prefeitura e até mesmo os arquivos do Clube ficaram como acervo da Secretaria de Educação Municipal).
Essas propostas consideradas revolucionárias, evidentemente não teriam adesão de quem teme engajamentos culturais sérios, livres de bajulações politiqueiras, o que envolve uma maioria de pretensos "literatos" sem fidelidades às lutas verdadeiras quilombolas desta terra...
Defendo que os verdadeiros artistas são guerreiros. 
Tenho gravação em vídeo de relatos do Poeta Waldemar Lopes que publicou primeiros trabalhos literários no Jornal A Notícia, quando ele ainda era adolescente. Ele contando como nos anos '30 a decadência do Movimento Cultural Palmarense já estava muito acelerado e que os tempos áureos da Literatura local foi no Século XIX.
Há quem pense que os tempos áureos foi quando Ascenso Ferreira e Hermilo Borba Filho residiam em Palmares. Ora, Hermilo ainda jovem saiu de Palmares e foi viver no Recife, Rio de Janeiro, viajou para a Europa e se dedicou a tecer a fama dele. Ascenso Ferreira também saiu de Palmares ainda jovem...
Atualmente eu soube que surgiram alguns escritores palmarenses querendo criar uma Academia. 
Inicialmente queriam reativar a Academia fundada por Milton Souto, mas diante das perdas dos arquivos dos Cartórios locais vítimas de enchentes, acharam que melhor seria criar outra Academia porque não encontrariam o Estatuto e demais documentos da antiga. Mas contesto isso, pois existem os arquivos do Jornal A Notícia. Existem os arquivos de Milton Souto, guardados pela família dele.
Painho tinha uma pasta com arquivos de Milton Souto, informações preciosas sobre a Academia Palmarense de Letras...
Ora, se os ansiosos pre-candidatos a Membros imortais da Academia Palmarense de Letras quiserem, encontrarão as informações...
Mas se quiserem criar uma nova Academia, boa sorte! E se quiserem outras Academias será bom também. Afinal a diversidade enriquece. Mas que sejam novas organizações criadas dentro de critérios sérios e baseadas em propostas condizentes que honrem as tradições culturais desta terra e não somente como uma ocupação lúdica de apenas criar e colocar pessoas que nunca tiveram engajamentos literários (eu soube que há pessoas numa Comissão de criação da Academia que não têm livros publicados e não têm engajamentos literários)... E será criada uma Academia com quem abandonou ou ignorou o Núcleo da U.B.E? Ah! Membro de Academia é Imortal, dá para entender a euforia atual...
Como desde criança sou engajado, perseverante, guerreiro mesmo e tenho construções na Cultura local e principalmente na Literatura, eu tenho que questionar e provocar. Os critérios deverão ser rígidos sobre os engajamentos dessas pessoas, pois não é somente porque publicou um livro ou escreveu um artigo em algum periódico que pode ser Membro de uma Academia. E fiquei estarrecido ao saber que na Comissão há pessoas que não são literatas. Há muito a questionar sobre como estão iniciando.
Estamos vivendo uma administração municipal que prometeu muito em prol da Cultura e após um ano não houve ação nas áreas de Literatura e Teatro como as tradições palmarenses exigem. Será tudo isso para abafar essa realidade e trazer a novidade de uma Academia feita às pressas em prol do marketing governamental? 
Segundo o Presidente da Casa da Cultura, o Coronel Reginaldo Oliveira (publicou um livro ultimamente) o procurou com a idéia de reativar a Academia Palmarense de Letras e que a Casa da Cultura iria fazer isso... Lembro que há alguns anos comentei com o amigo Reginaldo como queriam criar uma Academia, e como eu achava muita pretenção de quem almejava isso, pois melhor mérito seria reativar a Academia fundada por Milton Souto porque iria revitalizar a nossa História. E contei como o Fórum Permamente de Cultura dos Palmares tinha essa proposta e o GRUCALP até incluiu essa luta no Estatuto. 
Houve um tempo que alguns pretensos intelectuais palmarenses queriam fundar uma Academia e convidaram Telles Júnior. Quando ele ouviu o nome da Academia dos Poetas Esquecidos de Palmares, proferiu a resposta condizente ao absurdo: "Vocês não têm noção do ridículo? Vão para a merda! Poeta somente é esquecido se quiser. Vão para a praça, para as esquinas e invadam as salas de aulas recitando seus poemas! Aproveitem os momentos sociais e políticos e mostrem que são poetas!"...
Não soube mais notícias dessa academia que almejaram criar. Concordei plenamente com a resposta de Painho. E guardei o fato como fonte para os momentos de diversões quando me reunir com amigos contando piadas. 
Espero que atualmente não se acumulem piadas além do que ouvimos nos discursos enfadonhos dos politiqueiros!
Há quem publique um livro e faça um festão de lançamento em prol das vaidades. Mas após aquela festa não mais é feito. Não é assim que se faz um Movimento Literário. Várias tentativas de manter reuniões literárias, encontros de poetas, mas o acomodamento persistindo... E agora querem criar uma Academia sob patrocínio do Governo! Muito interessante: Palmares terá uma cúpula de "imortais" e para isso estão se reunindo! 
Defendo revitalizar as Organizações Históricas, como sempre defendi e cheguei a discutir muito com Painho sobre isso. 
Em vários lugares do mundo, artistas se reuniram para revitalizar Organizações Culturais relegadas ao esquecimento. Então, Palmares que tem rica História poderá fazer isso.
Palmares tinha apelido de Terra dos Poetas. Atualmente quem tem esse apelido é São José do Egito, Pernambuco... Quem visitar aquela cidade constatará como ela merece esse apelido. E quem conhece Palmares e sua decadência sabe como vem perdendo o direito de usar o título, não somente por omissões de governos alheios à cultura como dos próprios ditos "literatos" acomodados e esperando o milagre dos céus politiqueiros!
Ações presentes com respeito à História constróem nossa Cultura e não somente o culto de um passado distante. Atualmente ao invés de ser a Terra dos Poetas é a Terra dos Músicos. Agora é a vez deles! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário