quarta-feira, 7 de agosto de 2013

* Dia para interiorização: Dia 7 de Fase de Lua Nova!




Pausa para um chazinho... Desde às 4h da manhã acordado... E trabalhando... Uma pausa há poucos minutos para um chazinho de hortelã com mate... Delícia!... Agora vou a um banho, exercícios e meditação do meio-dia e almoço! Depois expediente no Centro Cultural do GRUCALP ( Pontodecultura Grucalp )...Como diz o aforismo popular em Portugal, "Quem tem pressa, vai por terra, que por mar pode afogar-se." kkkk... E há muita gente querendo nadar em terra árida e voar sem asas!... Ícaros bajuladores dos gárgonas da sociopatia megalomaníaca politiqueira!...Não é Lua Cheia. Hoje Lua Nova. Não há perigos para as Medusas olharem para o céu e por acidente se petrificar diante do espelho da Lua Cheia...
É bom analisar as energias dos dias quando iniciamos algumas atividades... Quem não observa isso e não crer colhe os frutos da falta de observação...
Dia da Lua Nova... Há quem não acredita na influência dos Astros na vida humana e do Planeta em geral, porém todos vêem como os mares e animais são influenciados pelas fases lunares. Psiquiatras registraram á muito tempo como a Lua influencia os doentes mentais que são muito sensíveis aos fenômenos atmosféricos e demais influências naturais...

Mas há um perigo: Hoje a Lua se encontra na mesma direção do Sol e reflete pouco ou quase nada de sua luz. 
A noite não será viável para iniciar um grande empreendimento. Quem reservou essa noite para iniciar uma grande projeto não terá energias cósmicas propícias porque será noite sem reflexo da Luz Solar!... Será noite de trevas no planeta!...
Os estudos de astrologia atestam que a Lua exerce forte influência sobre os líquidos do planeta, inclusive mares e rios. E mais, a influência da Lua nas marés é o único efeito lunar comprovado pela ciência. Esse fenômeno tem relação com as diferentes forças de gravidade que a Lua exerce sobre a Terra.
Quando a Lua está na fase cheia ou nova, nada de abusar dos passeios de barco. Nessa fase a força gravitacional é maior, o que indica marés mais fortes (a água sobe e desce com muita violência). Nas Luas crescente e minguante, as marés ficam mais baixas, pois os astros formam ângulos retos e a força gravitacional se anula.
Astrologia recomenda: "Os sete dias após o início da Lua Nova são favoráveis à organização de atividades cotidianas, às atividades intelectuais e às pesquisas, aos trabalhos que exijam espírito de cooperação, às decisões relativas a compromissos sociais e amorosos e aos assuntos voltados para o bem comum.

Há quem teime e queira pescar hoje... Não é dia propício para pescarias!
Como a pesca depende das marés, ela também é associada às fases da Lua. Para uma pesca produtiva, os pescadores seguem o calendário lunar. Se você for sair para pescar, mesmo que seja por lazer, fique por dentro para não precisar recorrer à peixaria mais próxima.
Na Lua nova, a pouca luminosidade faz com que os peixes fiquem no fundo das águas. Durante a Lua crescente a luminosidade ainda é baixa e poucos peixes sobem à superfície. Esses períodos são neutros para a pesca. 
A luminosidade é intensa na Lua cheia, esse é o melhor período para a pesca, já que os peixes são atraídos para a superfície. Na Lua minguante, os peixes ainda estão na parte mais rasa das águas, aproveitando o que resta da luz. Portanto, ainda é possível realizar boas pescas.




Hoje dia é Dia 7. Sete meu número cabalístico e astrológico. Meu nome tem sete letras e os cálculos numerológicos de todo o meu nome resulta 7. Painho era um ótimo esoterista hermetista e sabia o que fazia.
Falando em numerologia, a amiga Helena Gerenstadt enviou a mensagem sobre o dia de hoje:
"Dia 7 na numerologia: Reflexão. 
Pense a respeito de si e do estágio de vida em que se encontra..... Analise as metas, projetos e relacionamentos..... Use a energia de hoje e discipline sua mente, medite e ouça sua voz interior...... Fique quieto e deixe a energia do dia trabalhar por você...... Observe, reflita, medite, pois só assim chegará à compreensão..... Pense antes de agir..... O inconsciente (espírito) e o consciente (matéria) tendem a seguir em direções opostas, mas atrelados são obrigados a seguir lado a lado nunca única direção.....Feliz dia 7....8....6....."
Como eu disse, hoje é dia para interiorização e não para ação exterior. Dia para meditar e trabalhar a espiritualidade. Principalmente porque eu sou um ser da energia do 7. E como Iniciado Terapeuta Master-Teatcher in Magnified Healing, trabalho com a Energia do Sétimo Raio da Amada Mestra Kwan Yin. Luz Violeta em ação total!
O Dia chega ao fim do seu primeiro quarto... Estamos em horário de mudanças energéticas. Oremos e meditemos.
Vou nessa...
Luz e paz para todos amigos e amigas amadas internautas...



Arcano No. 7 Nesta lâmina aparecem, nasÁguas da Vida, duas esfinges, a BRANCA e a NEGRA, que puxam seu carro. Simbolizam as Forças Masculinas e Femininas. Um guerreiro, que representa o Íntimo, está de pé em seu Carro de Guerra, na Pedra Cúbica (o Sexo) e entre os 4 Pilares que constituem Ciência, Arte, Filosofia e Religião, nas quais se desenvolvem. Os 4 Pilares também representam os 4 Elementos, indicando que os domina.

Em sua mão direita a Espada Flamígera e em sua esquerda o Báculo do Poder. A couraça é a Ciência Divina que nos faz poderosos. O guerreiro deve aprender a usar o Báculo e a Espada, assim conseguirá a Grande Vitória.
Em sua cabeça um gorro de 3 ângulos, representa as 3 Forças Primárias; Na parte superior aparece Rá, oCristo Cósmico (as Asas).
SIGNIFICADO ESOTÉRICO DO ARCANO: O Arcano 7 representa as 7 Notas da Lira de Orfeu, as 7 Notas musicais, as 7 Cores do prisma solar, os 7 Planetas, os 7 Vícios que devemos transmutar nas 7 Virtudes, os 7 Gênios Siderais, os 7 Corpos, as 7 Dimensões, os 7 Graus de Poder do Fogo, as 7 Palavras Secretas pronunciadas pelo Logos Solar (do Calvário), etc.
Arcano No. 7 é o Carro de Guerra que a Mônada criou para poder atuar neste mundo, com poder para trabalhar neste campo da vida. É a Mônada já realizada manifestando-se por seus 7 Corpos. De outro aspecto são 7 lutas, batalhas, dificuldades, mas apesar das lutas sempre vence.
História e iconografia
O desfile dos heróis triunfantes de pé sobre seus carros de guerra é um costume pelo menos tão antigo quanto os próprios carros de guerra. Court de Gébelin – e com ele os que acreditam numa origem egípcia do Tarô – imagina que o Arcano VII nada mais é que a reapresentação do Osíris triunfal, e que os cavalos são uma herança vulgar da Esfinge.
Mais coerente, contudo, é relacioná-lo às apoteoses lendárias que comoveram a Idade Média, época em que se localiza sua iconografia.
Mais coerente, contudo, é relacioná-lo às apoteoses lendárias que comoveram a Idade Média, época em que se localiza sua iconografia.
Pode também lembrar um conto do ciclo mítico deAlexandre, o Grande, amplamente reproduzido desde a Antiguidade até o Renascimento.
Levado até o Oriente pela sucessão de seus triunfos, Alexandre teria chegado até o fim do mundo. Quis então saber se era verdade que a Terra e o Céu se tocavam num ponto comum. Para isto seduziu com ardis – é preciso recordar que a astúcia é também prerrogativa dos heróis – dois pássaros gigantes que existiam na região; prendeu-os e acomodou entre eles uma cesta.
Com uma lança na mão, em cujo extremo havia atravessado um pedaço de carne de cavalo, o conquistador subiu ao seu carro improvisado. Com a promessa de comida que oscilava ante seus olhos, os Grifos começaram a mover-se e alçaram vôo. Os heróis não podem, contudo, sobrepor-se aos deuses: na metade do caminho Alexandre  recebeu  um emissário dos deuses, um
Apolo e o Grifo
Apolo e o Grifo
www.mythesgrecs.fr.st
enfurecido Homem Pássaro que insistiu para que ele desistisse de seu projeto. Muito a contragosto, Alexandre aceitou a censura e atirou a lança para a Terra, para onde desceram os Grifos, impacientes e vorazes.
Essa lenda, nascida certamente no Oriente, foi introduzida na Europa no fim do século II. Estendeu-se em seguida por todo o Ocidente cristão e era conhecida desde a baixa Idade Média. Numerosas ilustrações e várias esculturas que a representam chegaram até nós. A Crônica Mundial, de Rudolph von Ems (século XIII) a reproduz em uma detalhada miniatura; em São Marcos de Veneza está o relevo talvez mais significativo para rastrear as fontes inspiradoras do Arcano VII: a cesta de Alexandre é ali uma caixa semelhante à de O Carro; aparecem também as rodas esboçadas.
Durante a Idade Média, a arte dos imagiers parece ter-se servido desta lenda como uma alegoria do orgulho.
Por sua amplitude simbólica e pela beleza da sua composição, O Carro figura entre os arcanos de maior prestígio do Tarô. É, também, um dos que oferecem maiores lacunas de interpretação.
Relacionado em princípio com Zain (sétima letra do alfabeto hebreu, que corresponde ao nosso Z), denuncia uma mobilidade e inquietude que tem a ver com todo deslocamento ou ação ziguezagueante, veloz.
Elias no Carro de Fogo, tela de Giuseppe Angeli
Elias no Carro de Fogo (A visão de Ezequiel)
Tela de Giuseppe Angeli, 1712 - 1798
Por sua amplitude simbólica e pela beleza da sua composição, O Carro figura entre os arcanos de maior prestígio do Tarô. É, também, um dos que oferecem maiores lacunas de interpretação.
Relacionado em princípio com Zain (sétima letra do alfabeto hebreu, que corresponde ao nosso Z), representa uma mobilidade e inquietude que tem a ver com todo deslocamento ou ação ziguezagueante, veloz. 
Há autores que relacionam as rodas do Carro aos torvelinhos de fogo da visão de Ezequiel.
Quando se traduz a lâmina pela palavra carro – protótipo dos sistemas de troca – representa o que é móvel, transferível, interpretável. Nesse caso, seu aspecto oracular é associado às mudanças provocadas pela palavra: elogios, calúnias, difusão da obra, boas ou más notícias; e, por extensão, aos sistemas de intercâmbio em geral (economian movimento de fundos).
Aponta-se aqui a questão das relações entre esta mobilidade e o dinamismo mercurial do Prestidigitador, já que esses arcanos se encontram no início e no fechamento do primeiro setenário do Tarô.
Talvez esta analogia possa ser levada mais longe, e não parece impossível que a figura toda seja uma ilustração desta passagem bíblica. Em Ezequiel (I, 4-28), com efeito, aparecem não só as rodas, o carro e os animais, mas também“sobre o trono, no alto, uma figura semelhante a um homem que se erguia sobre ele. E o que dele aparecia, da cintura para cima, era como o fulgor de um metal resplandecente”, o que é uma descrição bem próxima do personagem do Arcano VII. Nessa mesma passagem podemos encontrar também analogias válidas para o simbolismo geral do Arcano XXI (O Mundo).
"Currus Triumphalis", O Carro Triunfal da Alquimia
Currus Triumphalis
Amsterdã, 1671
Há quem veja ainda, nos animais presos, uma anfisbena (serpente de duas cabeças), ou poderes antagônicos que é necessário subjugar para prosseguir  –  “assim como no caduceu
O Carro no Tarot de Oswald Wirth
Tarô de Oswald Wirth
se equilibram as duas serpentes contrárias”. O veículo representaria o simbolismo do Antimônio (ou a Alma Intelectual dos alquimistas), mencionado como Currus Triumphalis num tratado de Basílio Valentin (Amsterdã, 1671).
A totalidade do arcano sugere, para Wirth, a idéia do corpo sutil da alma, graças ao qual o espírito pode se manifestar no campo do material. Esta idéia de um halo ou dupla transubstancial que não pode ser relacionada a nenhum dos três aspectos do homem  (corpo –> alma –> espírito), mas que tende a relacioná-los entre si, gozou de um vasto prestígio esotérico: é o corpo sideral de Paracelso (ou astral, na linguagem teosófica), como também o “corpo aromático”, de Fourier, ou o Kama rupa do budismo soteriológico.
 Finalmente, permanece em aberto a explicação para as letras inscritas no escudo: S e M (no Tarô da editora Grimaud). Alguns supõem que se referem a Sua Majestade; outros, que falam dos dois princípios alquímicos, Sulfur e Mercurius). Não é este o único ponto obscuro do arcano que Éliphas Lévy chamou “o mais belo e mais completo de todos que compõem a chave do Tarô”.

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